Carregando...

Crescimento defensivo faz Cruzeiro ter aproveitamento de Libertadores no returno

Se o ataque do Cruzeiro não é dos mais positivos do Campeonato Brasileiro (9º, com 43 gols), a defesa vem mostrando regularidade e é um dos...


Se o ataque do Cruzeiro não é dos mais positivos do Campeonato Brasileiro (9º, com 43 gols), a defesa vem mostrando regularidade e é um dos pilares do crescimento da equipe na competição. Os 12 gols sofridos em 16 partidas fazem do sistema defensivo celeste o quarto menos vazado do returno da Série A.

A evolução no setor de marcação foi evidenciada nas últimas oito partidas. Em seis delas, o goleiro Rafael não sofreu um gol sequer – triunfos sobre Grêmio (1 a 0), Ponte Preta (2 a 0), Vitória (1 a 0) e Sport (1 a 0), e empates com Palmeiras e Chapecoense. O clube celeste só foi vencido pelos ataques de Fluminense (vitória por 4 a 2) e Atlético-PR (derrota por 1 a 0).

Graças aos ajustes realizados por Mano Menezes, que em determinadas situações improvisou o volante Lucas Romero na lateral direita e optou por Bryan em vez de Edimar, o Cruzeiro alcançou 58,33% de aproveitamento na segunda metade do campeonato. Os 28 pontos somados – oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas – deixam a equipe com a quinta melhor campanha do returno. De modo geral, esse percentual colocaria a Raposa para brigar por vaga na Copa Libertadores de 2017, no chamado G6 do Brasileiro. O quinto Botafogo contabilizou 52,4% dos pontos disputados até aqui (55), e o sexto Atlético-PR está com 49,5% (52).

“O Cruzeiro agora está tomando poucos gols. Não resolvemos a última parte, mas resolvemos a segunda, o que dá possibilidade de construir vitórias apertadas como as de hoje, mas tão importantes como aquelas que escaparam numa produção até melhor de outras partidas”, analisou Mano Menezes.

Para o treinador cruzeirense, se a equipe repetir as melhorias apresentadas no segundo semestre de 2016, poderá fazer grande campanha em 2017 e esquecer a frustração de não conquistar títulos na presente temporada. “O entendimento de jogo que a equipe conquistou no segundo turno é o que temos que levar para o ano que vem. Por isso estamos fazendo uma pontuação de parte de cima da tabela”.

Com mais três rodadas pela frente na Série A, o Cruzeiro enfrentará o Santos no domingo, às 17h, no Mineirão, pela 36ª rodada, com o objetivo de somar pontos para encerrar bem o ano de 2016. “Nossa parte de conquistar pontuação máxima, essa nós vamos trabalhar para fazer”, frisou Mano Menezes.

Em 35 partidas, a Raposa ainda não frequentou a parte de cima da tabela da Série A 2016: aparece em 11º lugar, com 47 pontos, a cinco do sexto Atlético-PR e a nove do 17º Internacional.

Fonte: superesportes
Esporte 1245658760383442790

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item