Beber álcool sozinho destrói o amor monogâmico. Pelo menos nestes pequenos roedores
https://brtrend.blogspot.com/2017/11/beber-alcool-sozinho-destroi-o-amor.html
Os arganazes-do-campo uns pequenos roedores que vivem na América do Norte são animais curiosos.
![]() |
Beber álcool sozinho destrói o amor monogâmico. Pelo menos nestes pequenos roedores |
Além de serem uma das poucas espécies de mamíferos monogâmicos e de tomarem ambos conta dos seus filhos, são também ávidos consumidores de álcool e preferem-no à água.
Só que o álcool e as suas relações duradouras podem não se conjugar assim tão bem, segundo um estudo publicado na semana passada na revista científica Frontiers in Psychiatry. Os casais em que apenas um dos roedores bebe têm maiores probabilidades de se separarem, já que o arganaz-do-campo alcoólico acaba por preferir outras companheiras.
“Identificámos que o consumo de álcool voluntário discordante, mas não quando é concordante, inibe a preservação dos vínculos entre o casal, por parte dos arganazes-do-campo machos”, lê-se nas conclusões do estudo. A equipa verificou que quando havia uma discrepância no consumo de álcool – se o macho bebia e a fêmea não – havia uma probabilidade maior de os arganazes-do-campo preferirem acasalar com uma nova parceira (desconhecida) do que aquela com quem tinham uma relação. Se ambos bebessem, os vínculos permaneciam intactos.
Ainda que o efeito contrário se manifestasse nas fêmeas – que preferiam o parceiro original mesmo que elas bebessem –, os autores do estudo dizem que, em experiências futuras, analisarão a forma como o álcool afecta as preferências das fêmeas no que diz respeito à sua escolha de parceiros.
Fonte: https://www.publico.pt