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Pesquisa aponta intenção de compra para o Dia das Mães em Uberlândia

Comerciantes também estão otimistas com a data. Procon preparou algumas dicas na hora de escolher e comprar o presente. Faltando apenas dua...


Comerciantes também estão otimistas com a data. Procon preparou algumas dicas na hora de escolher e comprar o presente. Faltando apenas duas semanas para o Dia das Mães, os comerciantes de Uberlândia estão otimistas com as vendas para a data. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontou que 87,8% dos consumidores pretendem presentear as mães esse ano. Entre os itens mais procurados estão as roupas (28,6%), calçados, acessórios, eletroeletrônicos e consumo imediato (11,4%), celulares (8,6%), móveis (5,7%) e eletrodomésticos (2,9%). Quanto aos locais de compras, o comércio formal tem a preferência de 44,4% dos entrevistados. Os shoppings atingem 27,8%, seguido pela internet com 13,9%, comércio de bairro com 11,1% e hipermercados com 2,8%. De acordo com a superintendente da CDL , Lécia Queiroz, 98% dos empresários estão otimistas para as vendas, com previsão de crescimento entre 5% e 10%. Para atender a demanda, lojistas da cidade apostam na variedade. "Muitas opções de presentes e promoções para o Dia das Mães. Espero uma crescimento de 40% nas compras", disse a subgerante de uma loja de vestuário, Bruna Carolina. Comerciantes esperam aumento de 5% e 10% nas vendas em Uberlândia Reprodução/TV Integração Dicas Procon A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) preparou algumas dicas na hora de escolher e comprar o presente. Formas de pagamento Compras com desconto em pagamento à vista é muito frequente, mas se a opção for o cartão de crédito é importante calcular para saber se caberá no orçamento. Os comércios não podem exigir valor mínimo de compras para o pagamento com cartão, crédito ou débito, independente do tamanho. Exposição do preço O preço dos produtos ou serviços deve ser indicando o valor total à vista. No caso de transações como financiamentos ou parcelamentos, deverá ser descrito o valor total a ser pago com o financiamento e eventuais dados sobre juros, acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento também deverão ser informados. Os preços devem ficar sempre visíveis enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público. Troca e devolução Qualquer que seja a compra, o consumidor tem que exigir nota ou cupom fiscal e, se for o caso, o termo de garantia. O documento é a única forma de conseguir a troca do produto se ele estiver com defeito. Para roupas íntimas, por exemplo, a troca não é feita. Já no caso de bens duráveis, como aparelho celular, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, caso o produto apresente defeito o consumidor poderá encaminhar o bem para a assistência técnica, que tem até 30 dias para solucionar o problema. Após esse prazo, o consumidor tem direito à troca, restituição ou abatimento no preço. Nas compras feitas por telefone, telemarketing, catálogos ou pela internet, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega e terá sete dias para fazer a devolução em caso de arrependimento da transação. Reclamações ou dúvidas podem ser feitas pelo (34) 3291-1600 ou 151. O Procon fica na Avenida Afonso Pena, nº 1612, Bairro Aparecida, com atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Fonte G1 > Brasil
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