Carregando...

Valdivia e Barrios. Ex-palmeirenses fundamentais no fracasso

O gol de Barrios que foi fatal para o Corinthians. Eliminação no Itaquerão LÉO PINHEIRO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - 29.8.2018 São P...

O gol de Barrios que foi fatal para o Corinthians. Eliminação no Itaquerão
O gol de Barrios que foi fatal para o Corinthians. Eliminação no Itaquerão LÉO PINHEIRO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - 29.8.2018

São Paulo, Brasil

O Corinthians lutou, mas não conseguiu escapar dos efeitos do desmanche promovido por Andrés Sanchez. O time venceu o Colo Colo, mas apenas por 2 a 1. E está fora da Libertadores. Caiu nas oitavas, em pleno Itaquerão lotado. 

O time brasileiro não tinha esquema tático algum. Jogou com garra, vontade, coração. Mas sem qualquer plano tático. O que só ajudou os chilenos.

Uma bagunça.

Osmar Loss demonstrou o quanto ainda é imaturo para tamanha responsabilidade.

É muito diferente de Fábio Carille.

Os ex-palmeirenses Valdivia e Barrios tiveram grande participação. O meia foi muito bem, escapando da marcação de Ralf. Nem parecia ter 34 anos. Articulou como quis as jogadas de ataque. Só parou quando o treinador Gualberto Jara pediu para recuar, ajudar a segurar o resultado que classificava a equipe.

E o atacante argentino naturalizado paraguaio marcou o gol que custou a eliminação corintiana da competição. Além de segurar a bola na frente. Fazer o tempo passar, aumentando o desespero corintiano.

Os chilenos souberam como controlar a vantagem por terem vencido por 1 a 0 em Santiago e haver marcado um gol no Brasil. Durante vários momentos teve oito jogadores com mais de 30 anos. A experiência na hora de fazer cera, fazer o tempo passar, foi fundamental.

Além da frustração por cair diante de uma equipe inferior tecnicamente, fica o prejuízo. O clube não seguirá na rentável mais importante competição na América do Sul. O fracasso tem um preço altíssimo.

A situação do treinador Osmar Loss segue ruim. Com conselheiros defendendo sua demissão imediata. Mas Andrés Sanchez segue impondo sua permanência, pelo menos até o final de 2018.

Desde 2012, quando ganhou o título, nunca mais o Corinthians conseguiu ir além das oitavas da Libertadores. Outra vez, o time perde prestígio e dinheiro. Graças à venda indiscriminada de seus melhores jogadores. Por conta da péssima negociação feita por Andrés para pagar o Itaquerão, estádio de R$ 2 bilhões.

"As saídas prejudicaram, sim. Mas falar toda hora isso não adianta. Eles não vão voltar. Ficamos muito felizes pela vontade. Mostramos dedicação, mas infelizmente não conseguiu e sai de cabeça erguida", tentava se animar, Cássio.

O enredo do jogo foi absolutamente previsível.

Com Loss montando a equipe no 4-4-2, deixando Roger e Romero mais adiantados. Colocou Pedrinho e Jadson para organizar o ataque. Adiantou a marcação na saida de bola, tentando sufocar os chilenos. Fagner e Danilo Avelar liberados para jogar como pontas dos anos 70.

O Colo Colo esperava o Corinthians exatamente assim.

Entrou em campo em um 3-5-2, que virava 5-4-1, nos momentos de maior pressão. 

Osmar Loss não conseguiu fazer com que os corintianos tivessem os nervos no lugar. Havia tanta vontade como precipitação. E o time ainda teve sorte. Saiu na frente, igualou as coisas com o que aconteceu em Santiago. Pedrinho chutou para o gol, a bola bateu no braço de Baeza. Pênalti.

Jadson cobrou e marcou, aos 16 minutos do primeiro tempo.

Era um presente e tanto.

Bastava o Corinthians aproveitar o ambiente favorável, o placar favorável e ter um pouco mais de consciência. Só que o time seguia forçando ataques, entrando na empolgação da torcida, se abrindo desnecessariamente.

Perdendo os chilenos passaram a atuar mais à frente, buscando o empate. Valdivia era o seu grande condutor. Ele simplesmente não tomou conhecimento da marcação de Ralf. Continua com uma visão de jogo privilegiada. Fez ótimos passes e lançamentos. Não tem, porém, companheiros à sua altura.

A torcida corintiana já pegava no pé de Roger. De maneira justa. O atacante perdia inúmeras bolas fáceis. Sem ritmo e com pouca técnica, era difícil assistir suas tentativas de jogadas.

Com o meio de campo aberto, adiantado, o Corinthians oferecia campo ao Colo Colo.

E ele foi aproveitado.

Em uma jogada que só poderia começar com Valdivia. Ele lançou Damián Pérez na esquerda. No cruzamento, Barrios cabeceou com força, com raiva. Sem chance de defesa de Cássio. 1 a 1, aos 31 minutos.

O gol foi um banho de água fria.

Os corintianos precisavam vencer por 3 a 1.

Restava o segundo tempo.

Faltou ousadia a Loss.

Lucas Barrios festejou muito seu gol que garantiu o Colo Colo nas quartas
Lucas Barrios festejou muito seu gol que garantiu o Colo Colo nas quartas Paulo Whitaker/Reuters - 29.8.2018

O Colo Colo conseguiu se defender, de maneira firme.

E passou também a provocar os corintianos.

Que não seguravam seus nervos.

Mesmo assim, conseguiram marcar  2 a 1.

Graças ao jogador que chegou a ser vaiado durante a partida.

Roger desviou escanteio cobrado por Jadson, aos 18 minutos.

O Corinthians passou a desesperadamente tentar marcar o terceiro.

Os chilenos foram muito felizes a marcarem no 3-5-2.

Foram pressionados, mas foram firmes em segurar o jogo.

E o placar. 

O Corinthians insistiu em levantar a bola na área.

Jogador algum respeitava sua posição.

O time paulista tentava empatar a fórceps.

Não conseguiu.

Teve de se conformar com a eliminação precoce da Libertadores.

E ainda com vários atletas repetindo o clichê.

"Caímos de pé. Saímos de cabeça erguida", dizia, sem convicção, Cássio.

Eliminação do confuso Corinthians de Loss em pleno Itaquerão. Dolorido
Eliminação do confuso Corinthians de Loss em pleno Itaquerão. Dolorido Alexandre Schneider/Getty Images - 29.8.2018

O Colo Colo deverá ser o adversário do Palmeiras.

Se o time de Felipão mantiver o favoritimo.

E eliminar o Cerro Porteño.

Aos corintianos, Libertadores só, com sorte em 2019...



Fonte R7 - Esportes
Visite o canal BrTrends
Esportes 5578829819424261099

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item