Carregando...

Tempo nublado e chuvas podem prejudicar visão da Superlua no DF

Astrônomo sugere locais planos, abertos e altos para assistir ao fenômeno.  Lua cheia é a maior desde 1948; fenômeno só deve se repetir em 2...

Astrônomo sugere locais planos, abertos e altos para assistir ao fenômeno.  Lua cheia é a maior desde 1948; fenômeno só deve se repetir em 2034.


A observação da maior Superlua em quase 70 anos pode ficar comprometida no Distrito Federal nesta segunda-feira (14) pelo tempo fechado, de acordo com o astrônomo do Planetário de Brasília Adriano Leones. O dia amanheceu nublado e com chuvas em todo o DF e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuva e céu encoberto até a noite.

O fenômeno ocorre quando o perigeu da lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a lua cheia. Segundo o astrônomo, a Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a lua cheia em seu ápice. Mesmo assim, "se o tempo não abrir, a claridade da lua não será suficiente para vê-la direito", afirma.

Por conta do tempo instável, o Clube de Astronomia do DF não vai montar observatórios públicos com telescópios, como fez em anos anteriores. A organização informa que, apesar das expectativas, o fenômeno é "visualmente muito pouco impactante".

Fonte: G1
Notícias em Alta 956088408015970510

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item