Carregando...

Cobrança por uso de recursos hídricos começa a ser feita em Divinópolis

Tarifa incide tanto sobre o consumo de água quanto sobre o tratamento de esgoto na cidade e é destinada a CBH do Rio Pará. Conta de água ch...


Tarifa incide tanto sobre o consumo de água quanto sobre o tratamento de esgoto na cidade e é destinada a CBH do Rio Pará. Conta de água chegou para consumidor em Divinópolis com uma nova cobrança Reprodução/TV Integração O consumidor de Divinópolis começou a pagar neste mês de junho mais uma tarifa. É a cobrança pelo uso de recursos hídricos, que incide duas vezes na conta emitida pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa)- uma sobre a tarifa de água e outra sobre a de esgoto. De acordo com a concessionária do serviço, a nova cobrança é determinada em lei e será feita trimestralmente. Ainda conforme a Copasa, o recurso gerado será destinado ao custeio de trabalhos do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Pará. O MGTV entrou em contato com o comitê, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto até esta publicação. Consumidora de Divinópolis mostra incidência da cobrança pelo uso de recursos hídricos, que aparece duas vezes em conta de água e esgoto Reprodução/TV Integração Tarifa 'surpresa' A maquiadora Karla Nunes conta que foi pega de surpresa e acredita que o consumidor deveria ser avisado do acréscimo na conta. "Eu não tenho noção do que significa isso. A conta de antes não tem essa cobrança aqui", mostra a maquiadora". "A gente paga porque tem que pagar", observa. Cobrança por uso de recursos hídricos começa a ser feita em Divinópolis O superintendente da Copasa, João Martins, explicou que a empresa não fica com a tarifa, servindo com intermerdiária na captação do recurso. "Existe uma legislação que rege esse tema em todo o país. Aqui, o CBH do Rio Pará já iniciou essa cobrança", disse Martins. "São recursos repassados para o comitê, que tem a prerrogativa de decidir a aplicação desse recurso no contexto da bacia." De acordo com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a cobrança pelo uso dos recursos hídricos é autorizada por lei e o dinheiro será aplicado para melhorar a qualidade da água na região. A previsão é que esse ano sejam arrecadados quase R$ 5 milhões, mas que a expectativa é que o recurso seja depositado pelo Estado apenas em 2019.

Fonte G1 > Brasil
Visite o canal BrTrends
Brasil 4955884248131424167

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item