Temendo atraso de salário dos servidores da Prefeitura, sindicatos pedem apoio à Câmara de Divinópolis
Folha chegou a ser escalonada no 1º trimestre de 2018 por falta de recursos. Preocupação voltou a rondar categoria depois que administração...
https://brtrend.blogspot.com/2018/06/temendo-atraso-de-salario-dos.html

Folha chegou a ser escalonada no 1º trimestre de 2018 por falta de recursos. Preocupação voltou a rondar categoria depois que administração municipal suspendeu pagamento de férias de servidores pagos pelo Fundeb para garantir o salário dos mesmos em julho. Sindicatos externaram para vereadores preocupação com novos atrasos nos salários de servidores municipais Divulgação/Câmara Municipal Após a Prefeitura de Divinópolis decretar que o pagamento de férias de servidores que recebem pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) será suspenso para garantir o salário desses mesmos educadores até o 5º dia útil de julho, os sindicatos ligados à categoria foram à Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (28) pedir apoio do poder Legislativo na discussão. Procurado pelo G1, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd) afirmou que foi à Câmara, pois o município não possui recursos para o pagamento dos salários e que a folha de pagamentos estará comprometida a partir de julho. Já o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis (Sintram) afirmou que apoia a negociação porque existe o risco de a Prefeitura ficar sem dinheiro para o pagamento do quadro geral de funcionários. Reunião com a Prefeitura O presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Roger Viegas (PROS), afirmou que teme uma greve nas escolas municipais se houver falta de pagamento e que o Município sabe da dificuldade do Governo do Estado para fazer o repasse, mas busca uma solução para o problema. “Sabemos que o salário de julho está assegurado, mas, da forma em que as coisas estão, é tendência natural que o salário de agosto seja atrasado devido à falta de repasse”, afirmou. Uma reunião entre sindicatos, Comissão de Educação e Prefeitura foi marcada para a próxima terça-feira (3), às 8h, para tratar do assunto. Férias suspensas Em entrevista ao G1 na última segunda-feira (25), a secretária municipal de Fazenda, Suzana Xavier, afirmou que a decisão de suspender o pagamento das férias de quem recebe pelo Fundeb foi tomada devido à falta de repasses feitos pelo Governo de Minas. Atualmente, a dívida é estimada pela administração municipal em R$ R$ 5.343.438,19. Além de usar o recurso das férias para quitar os salários dos servidores pagos com recursos do fundo, a Prefeitura informou que vai entrar com ação para tentar o ressarcimento dos repasses judicialmente. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Fazenda ainda na segunda-feira, mas, até esta publicação, não houve posicionamento do órgão. Dos pouco mais de R$ 7 milhões da folha de pagamento do setor de Educação da Prefeitura de Divinópolis, aproximadamente R$ 6,5 milhões são pagos com recursos do Fundeb, o que corresponde a mais de 90% dos salários que devem ser quitados no início do próximo mês. Arrecadação fica abaixo do esperado no 1º quadrimestre de 2018 em Divinópolis Divinópolis fechou 2017 com arrecadação 20% menor que a esperada, diz Prefeitura Salário de servidores municipais segue escalonado em Divinópolis Fantasma do escalonamento Em prestação de contas apresentada em maio, a Prefeitura de Divinópolis informou que a arrecadação municipal durante o primeiro quadrimestre de 2018 foi R$ 57 milhões menor do que a meta prevista para o período pela administração municipal. Além disso, os gastos no período consumiram quase 80% do arrecadado. "Essa falta de repasse é um dos problemas do Município. Nós temos a arrecadação própria, que não tem sido suficiente. A situação é grave desde 2016 e não tivemos nenhuma mudança efetiva na receita", contou a secretária de Fazenda. Em 2017, enquanto a receita encolheu 20%, as despesas municipais cresceram 10,4%. Essa situação se refletiu no escalonamento da folha de pagamentos, orçada em R$ 18 milhões e parcelada para os servidores entre janeiro e março deste ano. Em abril, os depósitos foram regularizados, mas o fantasma do escalonamento ainda ronda o servidor municipal. "Sim, isso pode voltar a acontecer", disse a secretária, para, na sequência, pontuar a necessidade de se tomar novas medidas com o objetivo de aumentar as receitas de Divinópolis. "Precisamos rever nossa receita própria. É uma questão que precisa ser colocada novamente em pauta", apontou Suzana Xavier.
Fonte G1 > Brasil
Visite o canal BrTrends